O tradicional e o conhecimento
A primeira mulher a cursar a universidade, a emigração gerada pela escassez, a revolução industrial, o sputnik, os avanços da medicina.
O próprio organismo encontra uma forma de se adaptar, trabalhando no caminho que leva à evolução. Então por que a maioria de nós tem tanto medo de sair da zona de conforto e abraçar novos caminhos?
Usando o atual cenário como exemplo, o Brasil nunca cedeu verdadeiramente ao trabalho remoto. Alguns dizem que o brasileiro não está preparado para trabalhar sem supervisão.
Outros dizem que a conexão no Brasil não é boa, outros ainda, acreditam que a gestão seria impactada. O fato é que a maioria das empresas brasileiras foram resistentes a este modelo… até agora!
Com a ascensão global do COVID-19, empresas e profissionais estão tendo que gerir, se disciplinar, produzir e se adaptar ao novo cenário. Mas será que o estudo ou trabalho remoto é realmente ineficaz?
Na área da educação por exemplo, há um grande preconceito com relação às aulas online. Por mais que exista uma justificava coerente com situações observadas no passado, o que se percebe cada vez mais é que quem faz a aula é o professor, da mesma forma que quem faz o trabalho acontecer é o trabalhador e quem faz a gestão acontecer é o gestor.
Não a ferramenta! Se o preparo, o planejamento e a organização forem incorporados, não há porque o ensino à distância ou o trabalho remoto não produzir resultados!
Muitas vezes fazemos este modelo de vilão, quando na verdade, o uso desta modalidade é uma solução. As ferramentas online são veículos disponíveis para facilitar, e não atrapalhar.
Graças ao advento da tecnologia, estamos seguindo: aulas de música continuam a ser ministradas, palestras são assistidas, a comunicação com o cliente permanece ativa, avós veem seus netos, missas são transmitidas ao vivo, a informação é divulgada, o dinheiro flui, e a gente cresce.
Crescemos porque passamos a ver um mundo mais amplo a ser explorado que nos beneficiará em diversas frentes. Não há progresso sem rompimento com o atual!
Como já diz o Mito da Caverna de Platão, a luz do Sol no início incomoda!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!